9.11.06

Revista Piaui

Saúdo a chegada de mais uma revista Piauí às bancas. Novamente uma capa ilustrada em traço simples porém com conteúdo instigante, irônico e pop.
Ainda não fui ao banheiro suficientes vezes para dar cabo de minha segunda edição, mas louvo desde já o projeto gráfico que novamente privilegia o uso de ilustrações.
Conversei com o jornaleiro para saber a quantas andam as vendas e ele disse que o lote já pede reposição ao final do dia. Reparem como ela se destaca na banca... Tudo culpa daquela capa ilustrada!
Nota-se que existe alguém de cultura visual por trás do projeto (como sabemos, a revista foi fundada pelo cineasta João Moreira Salles).
Caso a Piauí prossiga com este padrão gráfico na edição 3, lhe desejarei vida longa. Mas se pintar uma capa daquelas bem lugar-comum, com fotinha e photoshoppinzinho etc, sentirei-me na obrigação de tocar o meu trombone de vara desafinado aqui no blog.
Quem sabe os responsáveis pela Piauí estão pensando em resgatar uma antiga tradição visual, porém com uma roupagem mais contemporânea?
Quando penso no exemplo da New Yorker , uma revista que há quase 80 anos vem às bancas semanalmente com uma capa ilustrada... É uma maravilhosa história da arte da ilustração (já passaram por lá o Steinberg, Al Hirschfeld, e dentre os vivos, o Mattotti e o Peter de Seve).
No Brasil, tínhamos na revista "Para Todos" um exemplo sensacional de direção gráfica, e as capas do ilustrador J. Carlos que eram maravilhosas.

Editores de arte, aprendam mais essa: ilustração vende!

Nenhum comentário: