11.1.07

Brad Holland, crítico de arte, ensaísta e, quem diria, ilustrador

Há um bom tempo leio os artigos que o ilustrador Brad Holland escreve. Tenho comigo um excelente livro teórico onde ele desfila suas convicções com grande propriedade ("The education of an Illustrator", de Steve Heller e Marshall Arisman ).
Brad Holland é um sujeito esperto e cheio de ironia. Noto que muitos dos seus ataques às vacas sagradas no mundo da arte são decorrentes de algumas posições que eu até compartilho com ele. São elas:
1) Tem muuuita picaretagem por aí atendendo pelo nome de arte
2) Os ilustradores tornaram-se os principais herdeiros de séculos de conquistas, invenções e descobertas na criação pictórica

Aqui no Brasil, destaco dois cronistas com a mesma habilidade em distribuir seus petardos sobre a chamada arte contemporânea: Affonso Romano de Sant'Anna (imperdível o seu livro "Desconstruir Duchamp") e Arnaldo Jabor, cineasta-colunista que suscita ondas de amor, ódio e pruridos em seus leitores.
Em duas ocasiões notei que o Jabor citou em suas crônicas o nome de Brad Holland como "crítico e ensaísta", notadamente desconhecendo ser ele um ILUSTRADOR.
No artigo "A Arte deve ser a exaltação da vida (Afinal, o que é a arte no mundo de hoje?), disse o Jabor:
"Acontece que críticos e ensaístas sacanas mas brilhantes como Brad Holland, por exemplo, vêem esta brecha teórica no ar e comecam a destratar a arte em geral, com claros tons reacionários e, no caso de Holland, muito engraçados. Ele refere-se ao beco sem saída da arte, que descrevo neste artigo-cabeça. Diz ele: "Tanto o dadaísmo como o surrealismo estão superados. É impossível distinguir esses movimentos estéticos da vida cotidiana". E depois: "Não há mais o que transgredir. Tudo foi assimilado.'Estamos rompendo com as normas' é, hoje, o slogan do McDonald's. E a piada final, o punch line:"Antigamente o artista de vanguarda chocava a classe média. Hoje a classe média choca o artista de vanguarda".

Sim meus amigos, os ilustradores pensam - nem todos, mas os poucos que sabem pensar o fazem pelos que não pensam (que merda de frase, mas era isso mesmo que eu queria dizer)

Vai lá ver o trabalho do cara: http://www.bradholland.net/beta/portfolios/portfolioAdv.html
Para ler os artigos (english of course), vá em http://www.illustratorspartnership.org/01_topics/index.php (digite o nome do sujeito no campo "search articles by author")

Nenhum comentário: