24.4.07

Black: back to basics



Acabo de receber a mais recente Revista Colectiva, um projeto editorial colaborativo editado na Costa Rica pelo designer Venezuelano, Juan Manuel Betancourt, o Juancho. Nesta nona edição, o tema é Black: back to basics, uma sugestão do ilustrador brazuca e japonófilo Kako ("el hombre de los vectores con corazón") para ajudar a revista a contornar o problema dos altos custos de impressão em policromia
O conceito que amarra as peças publicadas neste número segue a idéia de voltarmos aos primórdios: o pretinho básico, primal, do yin e yang, do sim e do não, enfim, aquele tiçãozão sem os cinzinhas frescos dos indecisos.
É enfim o preto das origens da profissão dos artistas gráficos.
Este número conta com a presença de vários brazucas ilustres e também esta arte do "peixinho prateado que morde os dedinhos", uma monotipia descompromissada que veio do meu sketchbook. A outra imagem, uma página dupla do caderno preto ficou no arquivo e compartilho aqui e agora.
A Colectiva traz também um artigo que escrevi sobre a profissão do ilustrador, de onde viemos, para onde vamos.
Está lá que, quando Gutemberg inventou a prensa, os artistas tiveram que se adaptar àquela tosca tecnologia de produção dos múltiplos impressos. A história é longa, e sofremos por mais de 400 anos até a invenção dos processos fotomecânicos. Para ler o artigo na íntegra visite a seção de textos do meu site em www.renatoalarcao.com.br
O Juancho, editor que veio da terra de Hugo Chavez, sempre lança sua bela revista com uma exposição não menos bacanuda. Vejam o Flick da Colectiva clicando no título deste post ou então procure pelos videozinhos no You Tube colocando "revista colectiva" no box de "search"

Nenhum comentário: