17.10.07

O sétimo Selo



O cavaleiro Antonius Block retorna das cruzadas e, numa praia deserta, cai de joelhos em oração. De olhos cerrados e expressão amarga, sussurra algumas palavras.
Atrás dele está uma figura de negro. Sua face é muito pálida e as mãos escondem-se sob as grossas dobras do seu manto.
Block se assusta e diz:
"Quem é você?"
"Sou a morte", responde mansamente a figura de negro.
"Veio me buscar?", indaga o cavaleiro.
"Na verdade, tenho andado a seu lado por um longo tempo"
"Isso eu sei..."
"E você, está preparado?", pergunta a morte
"Meu corpo está assustado, mas eu não."
"Bem, não há vergonha alguma em admitir isso"
O cavaleiro ergue-se. Ele treme. A morte abre sua capa e prepara-se para envolvê-lo em seu frio abraço.
"Espere um momento!", o cavaleiro grita.
"Ah, claro, é o que todos dizem nesta hora...Não posso adiar isso!", retruca a morte.
"Você joga xadrez, não?", pergunta o esperançoso Antonius Block.
Subitamente um brilho de interesse cintila no olhar da morte.
"Mas...como você sabe disso?", ela o questiona.
"Já a vi assim em pinturas, já ouvi falar disso em canções..."
"Sim, de fato sou um jogador de xadrez muito bom", a figura de negro concorda com um leve sorriso.
"Mas você não é capaz de jogar melhor do que eu!", desafia o cavaleiro, já vasculhando uma bolsa surrada para dela sacar um pequeno tabuleiro de xadrez, que coloca cuidadosamente no chão.
" E por que você deseja jogar xadrez comigo?", pergunta a morte.
"Eu tenho minhas razões...", diz o cavaleiro, dedos afoitos a posicionar as peças em seus devidos lugares.
"Sim, este é um privilégio seu", diz a morte.
Antonius Block estende suas duas mãos fechadas para a morte, para que ela escolha com qual das peças deseja jogar.
Ele diz:
"A condição é que eu possa viver enquanto estiver jogando esta partida de xadrez contra você. Se eu ganhar, você me liberta. Concordamos?"
Sem nada dizer, a morte simplesmente aponta para uma das mãos do cavaleiro, que, ao abrir-se, mostra um peão negro.
"Você tirou o negro!", ele se surpreende.
A morte responde:
"Bastante apropriado, não acha?"
E então os dois oponentes debruçam-se sobre o tabuleiro. Após um momento de hesitação, Antonius Block abre o jogo com o peão do rei.

-––––––––––––––––––

A Ilustração foi criada para a exposição Cinema Desenhado, que vai acntecer em São Paulo em Novembro. Para saber onde e como chegar no local, clique no título.

Nenhum comentário: