26.2.08

Diário Gráfico em São Paulo - Março

Caros criativos
O "Diário Gráfico" está a caminho de São Paulo em Março.



Esta é uma oficina de desbloqueio criativo que usa o livro como suporte. O programa é focado na prática de trabalho nos cadernos ou sketchbooks, livros alterados ("altered books") e livros de artista.

Serão 3 tardes de segundas-feiras: dias 10, 17 e 24 de Março (das 14 às 17h).

Objetivos do Curso
A prática de trabalhar em cadernos, seja para registro das fugazes idéias, seja como suporte para experimentação gráfica e conceitual, continua mais acesa do que nunca. Nem mesmo a incorporação das novas mídias digitais, e as suas infinitas possibilidades de experimentação, apagou o interesse pelo potencial do mundo analógico das páginas dos cadernos.
Os Diários Gráficos, como assim vêm sendo chamados, têm se mostrado um local de ilimitada liberdade para expressão criativa, experimentação e descobertas. Livres da promessa de redenção proporcionada pelo botão de UNDO, os indivíduos criativos nascidos na era pelo computador, arriscam mais, experimentam novas possibilidades, tomam contato com a fisicalidade dos materiais, e neste processo colecionam acertos, erros e acidentes felizes. É justamente na possibilidade de encontrar-se com o acaso, o não-planejado, que enriquecemos a experiência do processo criativo.

A prática e a Teoria
Em "Diário Gráfico", serão praticadas diversas técnicas (colagem, monotipia, caligrafia, e trabalhos de desconstrução e fragmentação) e também exercícios que propõem a experimentação intuitiva com materiais, achados gráficos, fotografias, transferências, desenhos, colagens e fragmentos do cotidiano. Tudo isto em um contexto onde não imperam as regras, os "certos e errados" e os "sins e nãos" que tanto tolhem a criação artística.

A parte teórica, com apresentação de diversos exemplos reais de sketchbooks, livros de artista e livros alterados, inclui também uma projeção em datashow com mais de 100 imagens relacionadas ao tema.

Os participantes aprenderão a costurar um livro em estrutura "Códex" (o Diário Gráfico) , a partir do material produzido em aula.

Nenhum comentário: