21.5.08

Salão do Livro infantil


O 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens já terminou com recorde de público (10 mil pessoas a mais que na edição anterior). Entre 21 de maio e 1º de junho o evento reuniu 66 editoras com os mais recentes lançamentos para o público infantil e juvenil, além de autores e ilustradores de todo o país.

Este ano participei de algumas atividades muito especiais junto ao público de jovens leitores.

Comecei o dia às 10h falando das minhas invencionices ilustrativas no espaço Petrobrás. A molecada aprendeu que um simples desenho de um feijão serve de base para desenhar qualquer bicho. Aprendi essa com minha mãe, que era alfabetizadora. No tempo em que ela dava aulas, todas as crianças terminavam o primário sabendo escrever e desenhar. Dona Helena Alarcão é hoje nome de CIEP na Baixada Fluminense!



Às 11h participei da performance dos ilustradores (conhecida nos bastidores como o mico dos ilustradores, hehe), junto com meu querido colega Maurício Veneza. É impressionante como se aprende coisas novas nas mais inusitadas situações...Durante a entrevista (conduzida pela ilustradora Rosinha Campos), Veneza falou coisas que acenderam a imaginação das crianças.

"Eu sei que dentre vocês crianças existe um ou outro coleguinha que tem a fama de bom desenhista e tal só porque sabe copiar muito bem as figurinhas dos livros, os personagens, os pokemons, etc. Mas deixa eu lhes contar uma coisa...O importante mesmo é inventar da sua própria imaginação! Desenhar bem não é saber copiar, é saber criar coisas novas, tirá-las da sua própria cabeça".

Falou e falou bonito o Maurício Veneza.

À tarde houve o lançamento de "O Herói e a Feiticeira" com a presença de muitas crianças e alguns bons amigos. O livro está com um preço ótimo e vale a pena. Como de costume, sorteei algumas gravuras entre as crianças presentes.



Estas feiras são a melhor oportunidade para comprar livros bonitos e enriquecer a sua biblioteca. Não percam a próxima!

Para ver outras fotos legais, visite o site da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil, realizadora desta bela festa. A entidade completou 40 anos de criação em 2008)

3 comentários:

Mauricio disse...

Rapaz, um ano que te conheço!!!

Laura Bergallo disse...

O Salão foi muito legal mesmo, Alarcão. Foi ótimo poder participar de uma festa tão animada!
Bjs da Laura Bergallo.

Gabriela Irigoyen disse...

Oi Renato,o Salão pelo visto foi ótimo... Pena que não consegui ir...
Parabéns pelo evento, viu? Bjs