3.9.09

RDesign Santa Maria

De partida para o RDesign na Cidade de Santa Maria, a 290 Km de Porto Alegre, para me juntar ao timaço de ilustradores Montalvo Machado e Hiro Kawahara.

Minha palestra será uma versão mais azeitada daquela que proferi no NDesign de Olinda em Julho deste ano.

A importância de participarmos de um evento como esse é algo muito simples de compreender. Já escrevi sobre isso no artigo " O Cérebro do Ilustrador", que você pode ler na íntegra na seção de textos do meu site. Está lá escrito:

"Não há como fugir da realidade dos fatos: o trabalho do ilustrador nasce, respira e existe dentro do território do designer. Nossas ilustrações existem no contexto da linguagem do design, suas estratégias criativas, a influência do cliente e claro, as páginas ou suportes cujo conteúdo é próprio universo do designer. "

E mais:

"Ilustradores e designers, idealmente, devem trabalhar em fraterna parceria, já que compartilham de objetivos semelhantes: produzir conteúdo gráfico memorável. Tanto o primeiro quanto o segundo devem estar conscientes e informados a respeito do universo e das práticas de trabalho do seu colega. O segredo de uma parceria de sucesso talvez esteja nesta relação de respeito e compreensão mútuas."

Tenho certeza que meus colegas compartilham do mesmo ideal: eventos como o RDesign ou o NDesign são uma oportunidade ímpar para semearmos um bom futuro para a nossa profissão. Fazemos este trabalho gratuitamente, justamente por estarmos imbuídos desta certeza e do sentido de "missão".

Vejam aí que legal o video promocional do RDesign. A mocada está fazendo bonito. Quero ver quem vai botar a garrafa de vinho na mesa dos ilustradores, hem?

R Design Santa Maria 2009 from R Design Santa Maria 2009 on Vimeo.

3 comentários:

ds disse...

Bacana esta interrelação ilustrador x designer. Ministro uma cadeira no curso de Fotografia da AESO chamada Fotografia Aplicada ao Design que faz justamente este tipo de ligação entra o produtor da imagem, no caso a fotografia, e o caba do projeto, ou seja o designer. Fica mais fácil pra mim que transito entre os dois mundo. Ilustrador com certificado de designer, como é teu caso, tmabém leva vantagem nessa conexão, hein, Renato?!

Mas, que mega produção este video do pessoal de Sta Maria!! Caprichosos estes gaúchos, tchê!

Jocelino Neto disse...

A maestria está em sair de si e encontrar o outro com respeito e consciência. Que a missão seja bem sucedida. Um bom futuro nos aguarda.

Namastê!

:-)

Thiago Krening disse...

Eaí Alarcão, o que achaste da cidade e do R?
Foi um grande prazer conhecer essa seleção de ilustradores que passou por aqui.
Ah, sou o Thiago, aquele do estúdio de ilustração Imgnation.

Qualquer dia desses nos encontramos de novo por aí!

Abraço