21.6.10

Einstein na Folha de São Paulo

Hoje na Folha de São Paulo, uma matéria sobre o novo currículo de física nas escolas.

Lembro-me que dos 13 aos 17 anos, esta matéria foi o meu suplício. 

As aulas do Colégio de São Bento eram capitaneadas pelo excelente professor Pardal, que enfiava em nossas cabeças a compreensão do movimento retilíneo uniformemente variado, leis da termodinâmica, da luz e dos espelhos, enfim muitas coisas que simplesmente perderam-se em alguma gaveta da minha mente.

Foram tantos os zeros nas provas que eu poderia fazer com eles um colar. Mas a culpa era minha, que passava a aula inteira a fazer caricaturas e desenhos da Eddie do Iron Maiden.

Pelo que diz o artigo, este currículo de física está parado na década de 50. Agora é hora que quebrar os velhos paradigmas do ensino e trazer para os jovens conceitos mais modernos como os da física quântica e das partículas elementares.

Ainda bem que eu não tenho mais 15 anos de idade.

2 comentários:

Daniel Gnattali disse...

a assinatura ao contrário, muito bom!

Pâmela disse...

Tenho que admitir que física nunca foi minha especialidade... e também não era especialidade dos meus professores de física.

Ainda bem que as coisas se atualizam. Será?